em Educação & Carreira, RH

10 coisas que você nunca deve dizer em uma entrevista de emprego

Em uma entrevista de emprego o seu primeiro objetivo é mostrar para o recrutador/entrevistador porque você – acima de todos os outros candidatos – é a pessoa certa para o emprego. Que você tem as habilidades certas, uma ótima personalidade, e que você realmente pode fazer a coisa acontecer.Mulher em uma entrevista de emprego

Mas enquanto você se prepara para a entrevista e para qualquer possível pergunta, é igualmente importante saber o que o entrevistador vai considerar uma bandeira vermelha. Afinal, um ou dois erros grosseiros e não importa o quão incríveis eram seus números e resultados no seu último emprego,

Para te ajudar, veja 10 coisas que você nunca deve dizer em uma entrevista de emprego.

1) “Então, o que vocês fazem aqui?”

Regra #1 de qualquer entrevista: Pesquise. Você nunca deve ir para uma entrevista sem saber nada sobre a vaga ou a empresa. Você precisa estar entusiasmado o suficiente para fazer o seu dever de casa. Faça algumas pesquisas, mesmo que online. Se conseguir encontrar alguém que já ocupou uma posição parecida na empresa, melhor ainda.

2) “Aff, minha antiga empresa…”

Não importa o quão ruim fosse trabalhar na sua antiga empresa, você nunca deve denegrir ou falar mal de um antigo empregador. Tente manter sempre o foco quando o assunto for a empresa anterior entre neutro e positivo. Nada de negativo. Tente colocar o foco no que você aprendeu na empresa e o que mais gostaria de aprender.

3) “Eu não me dava bem com meu chefe/gerente.”

Da mesma forma que você não quer falar mal da antiga empresa, não fale mal de pessoas com quem você trabalhou no passado.

4) “Eu farei qualquer coisa.”

Muitos gestores estão procurando por pessoas que são realmente apaixonadas pelo trabalho que a vaga em questão oferece. Por isso, quando em uma entrevista de emprego você diz algo do tipo “EU não me importo qual seja o trabalho, eu faço qualquer coisa”, isso acende uma luz vermelha. O invés disso, pesquise o máximo sobre a empresa e a vaga e se prepare para explicar exatamente o que você procura em uma empresa ou uma posição.

5) “Isso está no meu currículo.”

Vamos lá. Eu sei que isso está no seu currículo, mas se eu estou lhe perguntando sobre uma experiência ou assunto em particular, eu quero que você me diga coisas que vão além de palavras escritas, afinal, estamos em uma entrevista de emprego. Por exemplo, você é articulado? Você consegue se sair bem diante de um cliente ou é o tipo de pessoa que eu preciso manter escondida no porão? Se um recrutador lhe pergunta algo sobre certas experiências ou habilidades, não referencie o seu currículo. Ao invés disso, use esse momento para brilhar.

6) “Eu penso fora da caixa.”

Usar palavras que estão em moda não vai fazer brilhar os olhos do recrutador. Cometer esse erro é algo muito parecido com usar clichês como “Perfeccionismo é o meu grande defeito”. Pule essas frases de efeito e da moda e tente descrever as suas habilidades usando histórias que sobre coisas que você fez ou problemas que resolveu.

7) “Hum, eu não sei.”

Mesmo que você se prepare muito para uma entrevista, ainda podem aparecer questões nas quais você não pensou, mas dizer “Eu não sei” não é uma boa estratégia. Duas estratégias possíveis podem ser repetir a pergunta enquanto busca mentalmente uma resposta adequada, ou dizer (lentamente) “Essa é uma ótima pergunta. Eu acredito que a resposta seria…”, ainda não achou uma resposta adequada? Então peça o que você precisa – seja uma caneta e um pedaço de papel, um copo de água, ou um minuto para pensar.

Parecer surpreso com uma pergunta ou precisar de um tempo para responder não é um problema. O problema é dizer “Eu não sei” para algo que supostamente você deveria saber, ou para algo que com um pouco de esforço você certamente consegue encontrar uma boa resposta.

8) “Eu não tenho nenhuma pergunta para você.”

Prepare alguma pergunta enquanto faz a sua pesquisa sobre a empresa. Há sempre algo que não está na Internet. Se você não tem perguntas sobre a empresa, sobre o trabalho desempenhado ou a vaga, isso pode significar que você não está interessado o suficiente para se questionar e aprender mais sobre a empresa.

9) “O quão rápido as pessoas são promovidas aqui?”

Uma pessoa que faz essa pergunta parece ou arrogante ou infeliz com a futura posição. Existem maneiras melhores de perguntar isso. Por exemplo, diga algo como “Eu estou realmente interessado em ficar um bom tempo em uma empresa. Como funciona o plano de carreira de vocês?”

10) “Quanto tempo dura a entrevista mais ou menos?”

Você nunca deve dar a impressão de que está apressado para ir a outro lugar. Pode ser 30 minutos ou 90 minutos de entrevista, dependendo do quão bem ele vá. Quando você demonstra pressa o entrevistador vai ser tentado a terminar o mais rápido possível.

Deixe seu Comentário

Comentário