em Educação & Carreira, Qualidade de Vida

Como ser proativo no trabalho?

Quando um profissional, principalmente jovem, começa buscar sua primeira colocação ou mesmo uma recolocação no mercado de trabalho é muito comum se deparar com um requisito especial chamado proatividade, e logo duas perguntas saltam aos olhos: o que é proatividade? Como ser proativo no trabalho?

Homem olhando com telescópio.

Homem olhando com telescópio.

O que é proatividade?

O conceito de proatividade já foi definido de diversas formas, mas uma das melhores formas de imaginar a proatividade é pensar nela como sendo o contrário da reatividade, que é a propriedade ou o ato de reagir.

Uma pessoa que não é proativa na vida é aquela que espera que tudo aconteça e então toma uma decisão ou ação com base no fato ocorrido – ela reage aos acontecimentos. Já a pessoa proativa é aquela que toma as rédeas das decisões e age antes das pressões que fazem o reativo reagir.

O proativo é aquele que toma a iniciativa antes de ser forçado a reação.

Como ser proativo no trabalho?

Para ser proativo no trabalho é necessário antes de tudo ser mais do que uma pessoa responsável, é preciso estar comprometido com o resultado final da empresa ou da posição que você ocupa.

Digo isso pois, para ser proativo você precisa agir sempre a frente dos acontecimentos.

Por exemplo, uma pessoa reativa vê uma situação que em algum momento futuro pode se transformar em um problema para a empresa, e o que ela faz? Nada, pois o problema ainda não ocorreu e logo isso não é um problema dela.

Outro exemplo é que uma pessoa reativa faz sempre aquilo que está escrito e nada mais. É uma pessoa que não se compromete com o resultado final. Já uma pessoa proativa vai se comprometer e buscar o tempo todo novas soluções e ações que ela pode tomar e que vai ajudar tanto seus superiores diretos quanto a empresa em si.

Muitos podem achar que ser proativo é uma coisa complicada, mas na verdade é muito mais simples do que se imagina. De uma forma simples e resumida, para ser proativo pense como se você fosse o dono da empresa.

  • Quando você tem uma mentalidade de dono vai tentar o tempo todo encontrar as melhores respostas e soluções, pois é o seu dinheiro em jogo.
  • Quando você pensa como um dono vai resolver problemas assim que os primeiros sintomas aparecerem, ou ainda muito antes, quando você perceber que algo pode dar errado.
  • Se você é o dono vai atender os clientes da melhor maneira possível, fazendo tudo para torná-los mais satisfeito.
  • Se você é o dono vai fazer de tudo para ajudar os seus subordinados – e no seu caso os seus superiores.
  • Esse pensamento de dono é o que lhe torna extremamente proativo e muitas vezes o transforma em um empreendedor interno da empresa.
  • Pensar como se a empresa fosse sua é a melhor maneira de gostar mais do seu emprego, se comprometer com os resultados e ser proativo.

Deixe seu Comentário

Comentário