em Educação & Carreira, Inbound Marketing, Marketing

Inbound Marketing – O que aprendi com a Certificação

inbound marketing certificação

Eu já estudo marketing e marketing digital há um bom tempo, mas conquistar a Certificação em Inbound Marketing da HubsSpot Academy foi realmente interessante.

O inbound marketing  é uma forma diferente de olhar para o cliente – ou as personas, como são chamados – e o ciclo de decisões e compra dele. Passar pelas aulas repletas de conteúdo e informações da HubSpot Academy e ao final fazer o teste de certificação é um desafio e tanto. Mas o caminho tem suas recompensas: ensinando diversas coisas aqueles que o percorrem.

Afinal, o que se aprende em uma certificação em Inbound Marketing?

O cliente, o a persona, importa

Quando estudamos marketing na faculdade, normalmente somos presos a uma grande teia de ideias e informações sobre como o cliente é rei, mas no final muita gente sai do curso sem acreditar realmente que o cliente importa.

No inbound marketing o cliente – ou a persona – é o centro de toda a ação. Se você não acreditar que o cliente importa, então não existe inbound marketing.

O como importa

Vejo muita gente criando conteúdo ou tentando conversar em redes sociais da forma errada. Muitas empresas – e até agências de marketing – compartilham conteúdos que tem como único objetivo se promover, sem dar nada de valor as pessoas.

A empresa tem todo o direito de compartilhar suas conquistas, informações e produtos, porém fazer isso e esperar que o cliente fique passivo e apenas aplaudindo não funciona mais. Hoje as pessoas só vão dar atenção na sua empresa se ela puder oferecer soluções.

A solução vale mais do que o produto ou serviço

Não é o seu produto ou serviço que o cliente busca. Quando você passa pelas aulas da certificação em inbound marketing isso fica ainda mais claro. No inbound marketing tudo gira em torno de oferecer educação e soluções para as pessoas com quem a sua empresa deseja fazer negócios.

Esse ciclo de educar e interagir vai se estendendo desde o momento em que a pessoa é um estranho que nunca viu a empresa, passando pela fase de conhecimento, lead, fechamento, até o ponto em que o cliente se torna um advogado da empresa.

Mais do que nunca hoje as pessoas buscam soluções e não estão dispostas a conversar de forma unilateral com uma empresa.

Inbound Marketing – Vale a pena ser certificado?

O inbound marketing é sem sombra de dúvidas uma ótima metodologia para facilitar e impulsionar o crescimento de negócios.

A certificação é uma forma de conhecer mais a fundo a metodologia. Apesar das práticas e ideias não serem novas – como o uso de CTAs, Landing Pages e recompensas para capturar leads. Ou o uso do marketing de conteúdo como uma forma de atrair visitantes e fidelizar clientes, a metodologia do inbound marketing pela primeira vez colocou esse conhecimento de forma estrutura e pronto para ser usado.

A certificação é uma ótima forma de aprender e testar esse aprendizado.

Deixe seu Comentário

Comentário

Webmentions

  • O Inbound Marketing como promotor da sua carreira | Ideias & Ação

    […] algum tempo falei sobre a certificação em inbound marketing, da HubSpot Academy. Hoje quero falar um pouco sobre como o inbound marketing pode ser usado não […]

  • Empurrar VS Puxar – qual é a melhor estratégia para a sua empresa? | Ideias & Ação

    […] o cliente a fazer a melhor escolha de compra. Essa técnica de puxar o cliente é conhecida como inbound marketing. O marketing que não interrompe e sim faz parte do processo de forma […]