em Educação & Carreira

Liderança – aprenda mais sobre liderança

Liderança é uma palavra que recebeu e recebe muitas definições ao longo do tempo. Hoje existem milhares de sites, blogs, cursos, vídeos, palestras e workshops  dedicados a tratar dessa palavra. A ideia de que liderança é algo que pode ser ensinado ou aprendido também ganhou muita força nos últimos anos, mas afinal, o que é liderança e o que significa ser um líder nos dias de hoje?

Liderança

O que é liderança?

Segundo a Wikipédia a liderança ocorre quando um grupo de pessoas é conduzido para se transformar em uma equipe que gere resultados. Aquele que é responsável por conduzir essas pessoas a esse resultado é definido como o líder.  Outra forma de pensar em liderança é imaginar ela como sendo a arte de influenciar e comandar pessoas para que elas atinjam determinado resultado.

Um líder é aquele que lidera

Muitas empresas ou grupos contam com uma pessoa que é incumbida do dever de decidir o que vai acontecer, mas essa pessoa nem sempre é o líder do grupo. Existe uma diferença entre um cargo de liderança e a liderança em si. O fato de uma pessoa ser colocada em uma posição de chefia não significa que ela de fato lidere esse grupo.

Quando pensamos que o líder é aquele que conduz um grupo de pessoas para um resultado, acabamos percebendo que algumas vezes o líder pode liderar sem sequer se dar conta de que está desempenhando esse papel.

Existem muitos casos em que uma equipe conta com um gerente ou diretor, mas quem acaba liderando o time é outra pessoa. Isso ocorre porque liderança não é um cargo, é uma atitude e uma forma de encarar as coisas. Nem sempre o líder assume esse papel por querer liderar. Diversos fatores podem fazer com que uma pessoa assuma a função de líder de um grupo, dentre eles podemos citar:

  • Essa pessoa é a que mais entende da tarefa a ser desempenhada;
  • Ela é a mais proativa e acaba por ser vista como líder natural do grupo;
  • Nenhuma outra pessoa se mostrou líder ou disposta a assumir o risco de liderar;

Qualquer que seja o motivo que leve uma pessoa a se tornar, ou ser eleita, líder de um grupo, o ponto mais importante é que líder é aquele que lidera. Liderar não tem nada a ver com a posição formal com que se ocupa. O fato de uma pessoa ocupar formalmente um cargo de gerente ou líder de um grupo não faz dela automaticamente um líder.

Os tipos de liderança

O que é liderança

Assim como muitos fatores podem levar uma pessoa a liderar um grupo, existem também algumas formas diferentes de liderança. Dentre essas formas podemos destacar:

Liderança autocrática: o líder autocrático acaba por impor as suas ordens. Muitos fatores podem fazer com que uma pessoa lidere dessa forma.

  • Ela pode ser simplesmente autoritária;
  • Pode acreditar que é o mais capaz e que tudo o que os demais fazem não está correto;
  • Ela pode realmente ser a pessoa mais capacitada e tomar essa atitude acreditando ser para o bem maior;
  • Pode ser o menos capacitado, mas estar em uma posição de poder que o permite impor a sua visão, etc.

Liderança democrática: o líder democrático estimula a participação de todos, divide as responsabilidades e os méritos e geralmente acredita que o melhor resultado acontece quando a opinião dos demais é levada em consideração.

Liderança liberal: o líder liberal divide totalmente as responsabilidades, confia completamente na equipe e tem uma participação muito mais limitada do que o liberal ou o autoritário na hora de tomar decisões.

Deixe seu Comentário

Comentário

Webmentions

  • Teatro e o trabalho em equipe - Ideias & Ação

    […] como um time exige saber a hora de liderar e a hora de seguir a liderança. No caso de Cidinha, tudo o que ela queria era liderar, ser protagonista, ditar o ritmo e aparecer […]