Finalmente terminei de ler o livro Freakonomics

Hoje terminei de ler um livro que havia me deixado curioso pelo titulo e pela idéia, Freakonomics, ou em uma tradução um pouco livre Economia Excêntrica. O livro do economista Steven Levitt, Ph.D. pelo MIT, em parceria com o jornalista Stephen J. Dubner traz uma serie de estudos que defendem teorias polêmicas, como a de que a legalização do aborto foi a grande responsável pela diminuição da criminalidade nos Estados Unidos.

O livro tenta responder, como, O que os professores e os lutadores de sumô tem em comum? Ou ainda, Em que a Ku Klux Klan se parece com um grupo de corretores de imóveis?

Porem, o mais interessante no livro não são suas perguntas, respostas e conclusões curiosas, e sim o fato dele nos instigar a ver o mundo, as decisões, as ações e tudo o que nos cerca de uma maneira diferente. O livro nos leva a olhar para o que ele chama de sabedoria convencional, que já esta enraizada na nossa mente e na cultura, e buscar respostas através de outras lentes, vendo com outros olhos, fazendo as perguntas certas.

Mesmo que você não concorde com algumas das teorias e conceitos apresentados, com certeza vai ter a sua visão de mundo um pouco impactada após ler Freakonomics – O lado oculto e inesperado de tudo o que nos afeta.